
O que é um loteamento?
Loteamento é o processo de dividir um terreno em lotes menores, com o objetivo de vendê-los individualmente. Esses lotes podem ser destinados à construção de casas, edifícios, comércios, entre outros.
Um loteamento pode ser feito por uma pessoa física ou jurídica, e deve seguir as normas e legislações municipais, estaduais e federais que regulamentam a criação de novos loteamentos.
Além disso, o processo de loteamento pode envolver a construção de infraestrutura básica, como redes de água, esgoto, energia elétrica, pavimentação de ruas, entre outros, para que os futuros compradores dos lotes possam usufruir desses serviços.
Visando fazer um loteamento, muitos donos de terrenos acabam contratando incorporadoras, mas o que muitos não sabem é que existe uma série de fatores que podem trazer desvantagens. O principal deles é o preço. Incorporadoras são empresas e buscam o lucro primeiramente, o que pode prejudicar de certa forma o dono do terreno. Uma forma de evitar esse tipo de prejuízo é contratando uma assessoria jurídica especializada em Direito Imobiliário para que seja feito um acompanhamento do projeto desde o início até o pós vendas.