Para concluir esse processo é necessário ter muita cautela, já que, existe muita burocracia envolvida, e ter que assinar muitos papéis durante a compra ou a venda do imóvel pode lhe deixar confuso. Para saber quais documentos você precisará assinar para legalizar a sua propriedade, preparamos uma lista:
É bom lembrar que, em algumas cidades, a prefeitura pode pedir alguns documentos extras. Então, fique atento e busque se informar com o órgão responsável da sua cidade.
A compra de um imóvel é um investimento alto, que dura muito tempo para ser quitado, além disso, exige uma pesquisa minuciosa para ser feito da forma mais vantajosa. Por isso, nosso especialista em Direito Imobiliário dá algumas dicas para você comprar a sua propriedade.
1. Escolha uma boa localização: Evite comprar imóveis em locais muito afastados do centro da cidade;
2. Analise a estrutura do imóvel: Lembre-se de avaliar a pintura, portas e janelas, instalação elétrica e encanamento em geral, veja também se há vazamentos ou rachaduras no teto e paredes.
3. Faça uma análise completa da documentação: para que essa análise seja feita da forma mais assertiva, não pense duas vezes antes de procurar um advogado especialista em regularização de imóveis, assim você garante maior tranquilidade no processo de compra.
Um imóvel irregular tende a ser vendido por um preço abaixo do mercado, isso porque, o comprador, além do investimento na propriedade, também terá gastos com a sua regularização. Sem falar que, uma construção irregular pode lhe trazer transtornos junto à prefeitura de sua cidade.
Você pode consultar o Cadastro de Edificações do seu município, por lá, é possível emitir o Histórico da Edificação, documento que comprova a situação da construção e diz se ela está irregular.
O advogado vai lhe orientar sobre quais documentos são necessários para a regularização do seu imóvel, e vai lhe dar o passo a passo do que fazer, sempre analisando o seu caso em particular. É importante lembrar que para não tomar decisões equivocadas, o melhor a se fazer é buscar um advogado que seja especialista na área do Direito Imobiliário, pois, somente esse profissional lida com essas questões diariamente e está sempre atualizado sobre as leis que regulamentam os imóveis.